terça-feira, 8 de junho de 2010

A gente aprende


Um dia a gente aprende que drama não leva a nada, sinceridade é a fórmula que gera confiança, amigos vem e vão embora com a mesma rapidez, nem tudo é como queremos, abrir mão é necessário, ser feliz além das circunstâncias é mais necessário ainda, lidar de frente com os problemas é a melhor forma de se livrar deles, amar é inevitável, sofrer também, errar é inteiramente humano, persistir no erro é burrice, todo ser humano de vez em quando dá uma de burro.
Um dia a gente aprende que ninguém nos pertence e que nós não pertencemos a ninguém, as pessoas se aproximam porque querem e se afastam pelo mesmo motivo. Aprendemos que o verdadeiro amor respeita, embora não concorde. Que a distância pode fortalecer um sentimento ou esfriá-lo e só o tempo pode tirar essa dúvida. Que todo mundo tem medo de tomar uma decisão errada e perder algo pra sempre, mas que ainda assim todos precisam escolher um lado do muro.
Um dia a gente aprende que o melhor é se calar e ouvir, mesmo se for injusto. Aprende a não chorar por qualquer coisa, a não se estressar com detalhes, a se alegrar mesmo com pouco. Aprende que nossos pais são os únicos que nos conhecem inteiramente, desde a pior fase até os melhores momentos, e que vale a pena ouvi-los. Que ser sarcástico é muito mais fácil que demonstrar uma dor qualquer que nos invade, julgar é horrível quando somos julgados, mas não pensamos duas vezes antes de julgar outra pessoa.
Um dia a gente aprende que a nossa sociedade dita um padrão inteiramente inaceitável, mas que nós seguimos de olhos vendados. Aprendemos que agir com superioridade não é pisar nos outros, mas é dar o exemplo. Que ter dinheiro é necessário, mas não o motivo de uma busca desenfreada sem descanso algum. Que ter status só é válido se ele nos permite fazer alguma diferença no meio em que vivemos, senão é só mais um título que nem sequer merecemos possuir.
Um dia a gente aprende que sabemos na teoria tudo o que foi citado acima, mas que por mais que decoremos em ordem e de trás pra frente, nós ainda vamos errar. Porque a prática, ah, na prática não é nada fácil.

Um comentário:

  1. Foi Profundo........"sinceridade é a fórmula que gera confiança"..gostei =)

    Bjooo

    ResponderExcluir