terça-feira, 20 de julho de 2010

Amigo?


Um amigo meu (amigo mesmo) terminou com o meu dia hoje, no sentido bom da frase, porque tem um. Me fez pensar sobre o significado de amizade, talvez um significado que eu estivesse deixando se perder no meio de tantas palavras soltas. E amizade não pode ser uma palavra que se perde assim, de graça. Se for perdida precisa ser recuperada, e logo.
'Amar e defender' foi o que meu amigo me falou. Duas ações praticadas numa amizade. Foram palavras fortes, o suficiente para me fazerem repensar meus conceitos. Primeiro: é difícil falar 'eu te amo', por isso deixo apenas pra me esforçar pra falar isso quando é real. Segundo: defender é dar a cara à tapa, estar do lado quando a pessoa estiver fraca, sofrer junto e não só lutar e ter vitórias. Ou seja, eu só amo e defendo algumas pessoas. Porque amizade é algo necessariamente recíproco. É um relacionamento onde ambos os lados se esforçam para mantê-la, onde criticar faz parte tanto quanto elogiar, onde sinceridade e cumplicidade são essenciais.
Ainda assim, com todas essas verdades, tenho o privilégio de ter vários amigos. Não tantos quanto o orkut tem por limite, nem tantos quanto minha agenda no celular cabe ou meu msn é capaz de suportar. Mas o suficiente pra me sustentar, puxar minha orelha, reclamar das minhas atitudes, elogiar minhas habilidades, me incentivar, caminhar lado a lado. E caminhar lado a lado não é pra todo mundo, são para os amigos.

Um comentário: